domingo, 26 de abril de 2009

Portal RCAAP ultrapassa os 20.000 documentos (e outras novidades...)

O portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) acaba de ultrapassar, neste fim de semana em que comemoramos a liberdade, os 20.000 documentos académicos e científicos referenciados. É mais um marco, que revela que o RCAAP continua a crescer significativamente, com a dinâmica criada nas instituições, apesar de não se ter realizado um esforço significativo para a sua promoção e divulgação desde a sua apresentação na 3ª Conferência Open Access, em Dezembro de 2008.

Em cerca de quatro meses o RCAAP passou de pouco mais de 13.000 documentos de 12 instituições, para mais de 20.000 de 14 repositórios. Confesso que, tendo em conta as circunstâncias, este resultado supera um pouco as minhas expectativas.

Por outro lado, ele dá-me esperança que o crescimento do RCAAP vá ganhar ainda maior expressão nos próximos meses. É que, contrariamente ao que se passou nos primeiros dois meses da segunda fase do projecto (que se irá estender até ao final de 2009) em que foi realizado muito trabalho fundamental, mas de "bastidores", a partir de Maio o RCAAP irá ganhar nova dinâmica e visibilidade.

De facto, de Fevereiro a Abril trabalhamos sobretudo na infra-estrutura dos serviços do projecto, na elaboração de documentos estruturantes (condições de funcionamento e de serviço, etc.), na tradução da nova versão das Directrizes DRIVER (cuja revisão estou a tentar concluir hoje), na realização de alguns desenvolvimentos (técnicos) e na preparação de alguns materiais e acções de promoção e formação, na selecção de novas instituições (quatro) que estão a criar os seus repositórios no Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais, mas nenhum deste trabalho se reflectiu ainda na disseminação e atracção do portal RCAAP.

Apenas a partir da segunda quinzena de Maio todo este trabalho terá resultados visívieis, com novos repositórios a entrarem em produção, com uma vasta campanha , e novas ferramentas, de divulgação, promoção e comunicação em torno o projecto e do portal RCAAP, com a integração do RCAAP com outros sistemas de informação... E lá mais para o final do ano, para além de outras actividades de integração com outros sistemas e de promoção e sensibilização para o Acesso Livre e os repositórios, teremos a 4ª Conferência Open Access e uma nova versão do portal RCAAP.

Por tudo isto, estou confiante que 2009 vai ser um ano de grande crescimento e consolidação do RCAAP, e da sua afirmação como uma ferramenta importante do sistema de informação científica nacional.

Mantenham-se atentos...


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ponto de encontro para a comunidade dos repositórios


Na sequência do International Repositories Workshop realizado em Amsterdam em Março, e em que tive oportunidade de participar, como aqui dei conta, foi recentemente divulgada uma ferramenta que considero de grande importância e qualidade, para a comunidade que trabalha com repositórios de informação científica e acesso livre à literatura científica.

Trata-se do International Repositories Infrastructure Wiki. O Wiki contém os planos de acção nas quatro áreas identificadas como prioritárias no Workshop, ou seja

- Citation services - para facilitar o acesso e uso de dados de citações dos artigos OA;

- 'Repository handshake' - para facilitar a troca de informação (nomeadamente documentos depositados) entre repositórios;

- Interoperable identification infrastructure - para abordar a questão da identificação não ambígua de entidades (autores, instituições, etc.);

- International Repositories Organisation - para a criação de uma organização (confederação?) de repositórios, a cargo do projecto DRIVER.

Mas, na minha opinião, o grande valor acrescentado deste Wiki é a colecção de Briefing materials, documentos e recursos (Websites, etc.) de referência, elaborada e reunida pela Alma Swan e que já serveriam de preparação do Workshop. A colecção selecciona o que de mais relevante existe nos seguintes temas:
É mais uma verdadeira "pérola" que ficamos a dever a Alma Swan.

Recomendo vivamente a utilização deste Wiki. E, para quem quiser contribuir na edição do Wiki, basta registar-se.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Férias de Páscoa



O cibertecário vai de férias. Regresso após o dia 12. Boa Páscoa!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O RepositóriUM já está no Twitter



Depois de alguns dias de preparação e afinação (nomeadamente do RSS feed) lançamos e divulgamos hoje a conta do RepositóriUM no Twitter. Esta será mais uma ferramenta para ampliarmos a visibilidade da produção científica da Universidade do Minho. O @repositoriUM irá divulgar os novos documentos que vão ficando disponíveis no RepositóriUM, bem como outras informações sobre o funcionamento do repositório institucional da Universidade do Minho.

Tentei lançar uma discussão sobre a utilização do Twitter em repositórios na lista de repositórios britânicos. Aparentemente só a Universidade do Southampton já o usava desde Junho de 2008 (@eprintsecs), e portanto não há ainda muita experiência e resultados para analisar. Mas talvez o tema se torne mais popular: pelo menos já chegou ao blog do Peter Suber Open Access News: Twitter channels for OA repositories.

O balanço das primeiras horas do Twitter do RepositóriUM é positivo (38 followers), mas ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão.

Este é apenas o primeiro passo que estamos a dar, nos Serviços de Documentação da UM, no sentido de incorporar as ferramentas 2.0 no contacto com os nossos utentes e nos serviços que disponibilizamos. Mais novidades virão, provavelmente no início do próximo ano lectivo...
 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.