segunda-feira, 16 de março de 2009

International Repositories Workshop


Estou em Amsterdão, a participar no International Repositories Workshop, uma iniciativa conjunta da SURF, do JISC e do projecto DRIVER.

Como é indicado no subtítulo do Workshop (An international agenda for action on repositories infrastructure), o objectivo é promover o progresso e estabelecimento de redes de repositórios e de uma infraestrutura internacional de repositórios. Tentarei dar conta aqui das principais conclusões desta iniciativa num futuro post. Para já ficam apenas umas breves notas sobre este primeiro dia.

Em primeiro lugar, uma observação sobre o grupo de pessoas que aqui se reuniu: 110 pessoas da Europa, Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália (continuam a faltar pessoas da América do Sul e de África). Mas mais do que pelo número, o grupo impressiona pela relevância. Norbert Lossau não estaria a exagerar muito quando afirmou, no início dos trabalhos, que aqui estavam reunidos mais de 80% dos "líderes" das iniciativas relacionadas com repositórios.

Após a sessão inicial, o workshop continuou em 4 sessões e grupos paralelos: Organizational Structures, Repository Citation Services, Repository Handshake e Identification Infrastructure. Eu participei no grupo sobre as questões organizativas, que em duas sessões de cerca de horas foi debatendo os objectivos, o âmbito e o tipo de organização que é útil e possível, para promover a colaboração e a coordenação no domínio dos repositórios de Open Access à escala global.

Ao longo da discussão, foi várias vezes questionada a necessidade e viabilidade de uma organização, ou a opção de criar uma nova organização vs a utilização de organizações já existentes. Esta vozes mais cépticas vieram sobretudo de pessoas com ligação menos directa aos repositórios "no terreno" (ligadas a fornecedores de serviços ou investigação sobre repositórios e preservação). Este cepticismo ou oposição foi para mim um pouco surpreendente, mas algumas das questões colocadas foram relevantes e merecem reflexão.

Finalmente uma última nota: cerca de 20% dos participantes do Workshop estão a twittar sobre ele (hashtag #repinf09), tendo produzido várias centenas de Twitts durante o dia (repinfo09 foi um dos temas mais populares do Twitter durante a manhã). A partir dos Twitts produzidos durante o dia é possível ficar com uma ideia bastante aproximada das discussões que aqui ocorreram.

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.