quarta-feira, 2 de julho de 2008

Construindo uma confederação europeia de repositórios


Acabo de participar na primeira reunião do Advisory Board do projecto DRIVER.

A reunião decorreu em Istambul, na Universidade de Koç, em paralelo e aproveitando a realização da 37ª Conferência da LIBER (em que não tive oportunidade de participar).

O Advisory Board do DRIVER reúne algumas das mais relevantes personalidades e organizações nesta área, desde organizações como a
SPARC Europe, a EUA e a LIBER, representantes das principais plataformas de repositórios (DSpace, Eprints e Fedora) até Herbert Van de Sompel (que não esteve presente nesta reunião). Nesta reunião participaram ainda três dos parceiros do projecto DRIVER (para além da Universidade do Minho, a Universidade de Gent da Bélgica e a SURF da Holanda).

O objectivo do Advisory Board é ajudar a definir a estratégia para a concretização de um dos principais objectivos do DRIVER: a criação de uma Confederação Europeia de Repositórios. Nesta reunião realizou-se uma primeira discussão geral sobre as prioridades e objectivos do DRIVER e da futura Confederação e sobre os possíveis modelos organizativos que garantam a sustentabilidade da Confederação para além da duração do(s) projecto(s) DRIVER. Analisou-se também a realização de um (ou vários) evento(s) de lançamento da confederação, a ocorrer em 2009.

Irei dando conta do progresso do trabalho de análise e discussão em torno da Confederação Europeia de Repositórios que irá certamente prosseguir nos próximos meses (pelo menos até ao início de 2009).

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.