terça-feira, 20 de maio de 2008

Verde Irlanda



O mês de Maio tem sido particularmente verde (no que ao Acesso Livre diz respeito) na verde Irlanda, com importantes desenvolvimentos na chamada "via verde" (auto-arquivo em repositórios) para o Acesso Livre.


Depois do mandato do Irish Research Council for Science, Engineering and Technology (que não tínhamos registado aqui), do projecto de mandato (neste momento em fase de discussão e comentário) do Science Foundation Ireland e de dois novos repositórios, foi realizada a divulgação oficial (notícia no blog Open Access News do Peter Suber) do projecto IREL-Open.

Este projecto, que já decorre desde Abril de 2007, tem a duração de 3 anos, apoiando a constituição de repositórios nas universidades irlandesas e a criação de um portal de pesquisa nacional. Aqui fica a transcrição da informação oficial do projecto:

Irish universities have received government funding to build open access institutional repositories in each Irish university and to develop a federated harvesting and discovery service via a national portal. It is intended that this collaboration will be expanded to embrace all Irish research institutions in the future.

This is a three-year project starting in April 2007, directed by the Irish Universities Association and managed by the Irish Universities Association Librarians' Group (...).

Em Portugal, apesar dos esforços de várias pessoas e entidades (a Universidade do Minho, o CRUP, etc.), desde Junho de 2006 (!) - altura em que foi apresentada uma proposta semelhante, para um projecto de dois anos, com vista à constituição de repositórios em todas as universidades, à criação de um portal nacional (meta-repositório) e de um serviço de alojamento central de repositórios - ainda estamos no ponto de partida.

E apesar de notícias e indicações positivas no primeiro trimestre deste ano, parece que afinal não vamos ter um projecto como o irlandês (apoiando a constituição descentralizada de repositórios em todas as universidades)...

Os "milagres", de que em Portugal tanto se gosta de falar e apontar como modelos, na Irlanda, na Finlândia, ou em qualquer outro país do mundo, requerem visão, iniciativa e coragem política!

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.