quarta-feira, 23 de abril de 2008

Parabéns Leo Waaijers




Leo Waaijers recebeu o prémio SPARC Europe Award for Outstanding Achievements in Scholarly Communications, 2008, durante a Fourth Nordic Conference on Scholarly Communication NCSC 2008 .


Matemático de formação, Leo Waaijers foi durante muitos anos o bibliotecário da Universidade de Delft (qualidade em que o encontrei pela primeira vez). Nos últimos anos foi uma das mais influentes personalidades do movimento de Acesso Livre na Europa, tendo sido o impulsionador do projecto DARE (rede de repositórios da Holanda) e do Cream of Science, e um dos promotores da petição à Comissão Europeia a favor do Acesso Livre em 2007.


Tive o prazer de conviver com ele nas duas conferências sobre o Open Access que organizamos aqui na Universidade do Minho em 2005 e 2006, e para as quais o convidamos, bem como mais recentemente no quadro do projecto DRIVER II, no qual participamos.

Por tudo que fez pelo desenvolvimento das bibliotecas e do Acesso Livre ao conhecimento científico este prémio é bem merecido. PARABÉNS LEO!

Sem comentários:

 
Creative Commons License
Cibertecário 0.2 by Eloy Rodrigues is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.